Sunday, July 24, 2011

Uma viagem à casa da Moura


UMA MOURA E UMA PEDRA À CABEÇA

– Uma viagem à Casa da Moura –

Quantas vezes viajamos à roda do nosso quarto ou caminhamos num repetitivo trajecto, porque andar é um imperativo que se nos exige face à vida sedentária, ao aumento de peso, aos altos valores do colesterol e dos triglicerideos, palavras tão medonhas, como outrora eram o mau-olhado e as pragas. Abrenúncio! Há aquelas caminhadas colectivas com planificações rigorosas: apoio médico, forças de segurança… que roçam a genialidade do estudo programado e dedicado ao físico: os metros percorridos, o número de passadas, o total de calorias gastas e a quantidade de líquidos que devem ser ingeridos. Há aquelas outras que terminam com o estender do farnel recheado para partilhar à sombra e em ameno convívio e, valha-nos S. Gonçalo, repõem ainda mais calorias que as consumidas. E então não se hão de programar caminhadas para os olhos? Porque há tanto que ver, descobrir e aprender em trajectos à volta deste concelho tão imensamente rico em património oral, arqueológico, monumental e paisagístico.

Os que podem, viajam para as praias, ou se o orçamento permite, para umas férias tropicais, de preferência nas Caraíbas, para desfrutar de águas tépidas, tempo esplêndido, destinos inesquecíveis, em suma, verdadeiros paraísos naturais que resultam, em aventura e prazer, algumas picadas de mosquitos e uns distúrbios intestinais. Pois, bom proveito! Ficamos por aqui a concordar com Garrett: “tenho visto alguma coisa no mundo, e apontado alguma coisa do que vi. De todas quantas viagens porém fiz, as que mais me interessam sempre foram as viagens da minha terra”. Pegamos o bordão de romeiro e toca a peregrinar pelos caminhos da minha terra em busca de histórias para contar. Caminhemos então, ou pedalemos ou seguramos o volante, bem mais cómodo, o preguiçoso se confessa, e partamos à descoberta para conhecer, aprender e fantasiar.

Quem vem de Carrazeda a Zedes pode seguir o itinerário mais belo e mágico que conhecemos – o caminho da Casa da Moura, intercetado pela força do progresso que toma expressão nas modernas rodovias em que motor de explosão é rei e senhor em desfavor da ferrovia lenta, incómoda e ultrapassada e agora imolada à necessidade de mais energia, que é o mesmo que dizer, mealheiro de interesses que não são, com certeza, nossos e pouco ou nada nos dão em troca. Mas este é o fado que sempre carregamos: levam-nos os recursos naturais sem contrapartida visível. Quando puderem, levar-nos-ão também este ar sereno, saudável e puro, nem que seja engarrafado. 

Saídos da terra das carraças, Pires Cabral o escreveu, mais uma tentativa para explicar vocábulo tão esquisito a estranhos, pois não era preciso esse incómodo. Daqui partidos, sem cara azeda, e com tempo de sobra porque nestas viagens de descoberta, há que ter hora para partir e não para regressar. Vamos de encontro às modernas rotundas, símbolos maiores da nossa modernidade, porque os dez conjuntos escultóricos da Miecal não são mais que, afiança a grande maioria, um conjunto de calhaus, um desperdício de dinheiros públicos, copiosamente adjectivados de impropérios que o decoro nos obriga a não proferir. Ao lado da saída poente de Carrazeda, a mais pujante obra do esforço privado dos carrazedenses, a zona oficinal e artesanal, que não chega para estancar o contínuo despovoamento do concelho.

Mais adiante, o resultado da guerra da indiferença e da marginalização, o bairro do Iraque. Aí poderemos perder a vontade de prosseguir se reflectirmos um pouco como os poderes públicos, têm votado um grupo de cidadãos ao abandono e à marginalidade. Não vai compensar apressarmos o passo, pedalar com mais vigor ou acelerar para queimar os pneus porque o fim do alcatrão está muito perto. Não vamos seguir pela terra batida pois esta é uma via sem saída e não daremos grandes voltas à cabeça para compreender que decorridos cerca de uma vintena de anos ainda não foi possível concluir esta malfadada variante. 

Tomamos a direcção da Samorinha e se alguém tiver vontade de subir à Senhora da Graça, faça-o. Daí poderá encher o peito e vislumbrar uma das mais belas paisagens de Ansiães e contemplar grande parte do Reino a que Torga chamou Maravilhoso e concluir que “não é um panorama que os olhos contemplam: é um excesso de natureza”. Se houver jeito, deixe-se o verso brotar que há-de surgir poesia da boa. Siga até essa oriunda de Zamora, único local conhecido que tem uma Páscoa que não é festa móvel: aqui pode apreciar o Largo do Cruzeiro, uma jóia do espaço rural, com o granito a mostrar toda a plenitude, cenário convidativo ao lazer e ao desfrute da tarde em amena cavaqueira com quem sabe da vida de experiência feita, e agora, sem tempo ou de forma egoísta, armazenamos a sua sabedoria e os afectos em deprimentes lares de idosos ou deixamo-los na solidão das aldeias-fantasmas.

Logo à saída da povoação, ninguém olha para as feridas a céu aberto - as pedreiras no sopé ou naquela que fica voltada para a serra que agora mete mais medo porque fere de morte a bela paisagem. Feridas são também os incêndios que consomem mata e floresta, contribuindo para que, cada ano, se vão os recursos naturais perante a impotência geral. Agora para chegar à Casa da Moura, há que atravessar essa via que alguém chamou de estrada da justiça para com uma região do país que estava a ficar para trás e vai ser o investimento que definitivamente nos vai tirar do isolamento. É preciso um pouco de esforço para não rir.

Eis-nos chegados ao destino e ao mesmo tempo ponto de partida das nossas cogitações. Depois de ganhar fôlego e voltar costas a uma realidade pouco animadora, está na hora de contemplar uma construção invulgar e enigmática. Aí se levantam a cerca de dois metros de altura oito esteios graníticos (mais um que jaz partido) formando uma câmara encimada por uma laje a modos de uma mesa ou altar. Uma galeria larga e comprida virada a nascente aponta para o interior misterioso. Na face superior da mesa há nove covinhas dispostas, cinco delas, em duas linhas paralelas e dois sulcos que escorrem para o extremo dela. O abade de Baçal elucida que as covinhas são mais frequentes que os sulcos. E diz-nos que muitos autores as consideram símbolos religiosos, relacionados com o culto dos mortos, embora até hoje ninguém tenha explicado satisfatoriamente o seu significado. 

O megalitismo, cuja expressão maior no Norte do país são as antas, está datado dos fins do quinto milénio até cerca de 2000 anos a.C. caracteriza-se por um conjunto de construções que, se pensa, serviu a prática de funerais colectivos. A descoberta de menires (pedra vertical fixada no solo) e cromeleques (menires em forma circular), antas e outros dólmenes com uma certa disposição no espaço, inscrições e gravuras rupestres permite admitir também que se realizavam cerimónias ligadas à magia dos astros, nomeadamente o sol e ao culto da fertilidade.

Conta a lenda que a pedra que lhe serve de cobertura foi transportada por uma moura que a trouxe lá do fundo da Cabreira, à cabeça, ao mesmo tempo que amparava no colo o seu filhinho. 

Podíamos parar aqui, ao ver a incongruência cronológica, pois as datas da presença mourisca em Portugal e do período do megalítico são díspares em cerca de quatro milhares de anos. Não é isso que nos interessa. Uma lenda mistura a realidade e a fantasia - a referência aos mouros representa no ideário popular o período mais longínquo que se recorre para fazer alusões ao passado. O património oral, de que a lenda é um exemplo, é uma manifestação do génio criador do homem, está profundamente enraizado na tradição e história das comunidades locais e é por isso uma prova de identidade e especificidade que urge preservar para a diversidade e riqueza cultural do país. O povo como autor anónimo da tradição oral assegura assim um espaço na memória das gerações e possibilita a transmissão de valores e saberes. Este património por ser oral é imaterial e por isso efémero, daí a importância das recolhas, pois, para além de retratar as comunidades, permite conhecê-las melhor e preservar aspectos culturais que a mudança de hábitos sociais e a erosão do tempo podem perder. 

Porém, a compilação do património oral não é suficiente para a sua preservação como se defendeu. As lendas, histórias e contos populares compilados e guardados em livros que ninguém lê, não são trabalhados em sala de aula, não são transmitidos às novas gerações… de nada valem. Elas têm de ser divulgados, lidos, recriados, e novamente transmitidos. Só assim se há-de respeitar a memória colectiva e justificar o trabalho de recolha.  

As lendas da nossa terra têm várias referências a mouras encantadas. Esta é uma região que esteve sobre a influência árabe, foi reconquistada pelos cristãos, mas aqui ficaram em “encantamentos” a guardar ricos tesouros. Em geral, as mouras encantadas viveram e, ainda vivem, em rochedos, fontes, rios, poços, castelos, ruínas antigas, montes, cabeços, locais antigos, e sempre assinalam vestígios de civilizações extintas. No nosso concelho, o castelo de Ansiães, as antas, as casas senhoriais, os cruzeiros, as alminhas e outros dão azo a lendas e histórias que atestam a importância desses locais. O Abade apontava para a necessidade de inventariar tais lendas porque “constituem ponto seguro, onde os investigadores arqueológicos devem dirigir de preferência as suas pesquisas.” 

As mouras encantadas estão frequentemente associadas a poderes miraculosos e artes mágicas. No Pé de Cabrito, termo de Zedes diz a lenda que há um buraco que vai sair a grande distância por baixo de terra e claro, era frequentado pela mouraria; no percurso encontrava-se um tesouro encantado que nunca ninguém ousou recolher. No Gorgolão, também termo de Zedes, a moura que toma a forma de serpente serve-se do pavor da moradora para fiar o ouro e só a intervenção divina, com um “Valha-me Deus” salva esta alma dos poderes encantatórias. Em Parambos, na Fonte Velha, de mil em mil anos, uma moura encantada aparece para encantar quem por ali passa; o sortudo puxa para os braços um fio de ouro saído de um buraco; até hoje ninguém conseguiu segurar todo o fio, sem dominar a ânsia de o partir, pois é nesse gesto que se quebra o encanto e tudo se reduz a pó. Em Campelos, no vale do Abade, uma outra moura encantada estendia figos, e apenas um caminhante teve a sorte de os meter ao bolso, que dele saíram libras de ouro; quem procurou a seguir, nada encontrou. No Pombal, a moura encantada, disfarçada de serpente continua à espera de mancebo para beijar e com ele casar. No poço do Mogo, vive acorrentada uma outra moura encantada, que ora é serpente, ou uma linda mulher. Em Marzagão, nos lugares das fontes de Verão, uma linda menina mourama aparece a trabalhar no tear e a cantar. Nas Areias, na noite de S. João aparecem mouras a estender cueirinhos de ouro. Há ainda mouras encantadas por muitos locais do concelho e onde a imaginação o quiser. 

De onde virão estas lendas e histórias ligadas aos muçulmanos? Foi larga e feroz a batalha da reconquista, os árabes pela força das armas viram-se obrigados a largar as nossas terras porém deixaram lindas mouras encantadas em guarda aos seus tesouros. Ninguém até agora encontrou o ouro abandonado, mas muitos continuaram a porfiar na procura, revolvendo a terra e encontrando as riquezas que ela grata lhes devolvia: cereal, vinho, frutas… À maior parte mostrou-se parca e cruel para as suas vidas e desistiu de a cultivar, entrando sem medo, como nas lendas, em novos locais assombrados, que lhes deram as riquezas anunciadas, dinheiro suficiente para uma vida com toda a dignidade. 

Voltando ao Abade de Baçal é bem possível que, na crença das mouras encantadas, subsistam vestígios do culto ao Genius Loci, divindade que tinha a seu cargo proteger os termos das povoações. Para desarreigar esta crença, a Igreja colocou as diversas freguesias e povos sob a invocação de um santo do seu calendário, padroeiro do lugar; por exemplo S. Gonçalo de Zedes. Fica mais claro que Zeides, Ceides ou Zaides está ali naqueles nove esteios encimados pala pedra que a moura transportou e continua vigilante e protectora da aldeia.

 As lendas das mouras, bem como os contos populares têm sempre um carácter pedagógico porque nelas se descobre uma aprendizagem, uma lição. O grande percurso que a moura executa significará a dificuldade intrínseca para se atingir algo que valha a pena. O filho ao colo mostra-nos o que se considera o maior afecto humano, o amor maternal. A lenda do Gorgolão aponta para a fé em Deus que protege os crentes. A obrigatoriedade de dobar dos fios de ouro até ao fim mostra a necessidade de perseverança nos empreendimentos humanos. Os figos que se transformaram em libras de ouro indica o factor sorte em muitas das realizações do homem… 

 Uma moura e uma pedra à cabeça e pela mão o seu filho... 

Não é um calhau mas uma pedra. Um calhau não tem utilidade, é palavra depreciativa. Uma pedra serve um propósito, faz sentido. Um calhau é aquele que está no chão, inútil, um entre muitos. O simples gesto de sobre ele nos curvamos adquire nobreza. Um calhau é a forma grotesca que emerge da terra, porém precisa do esforço, do engenho e da arte do homem para se tornar ferramenta, material ou artefacto e, transformar-se numa pedra e maravilha das maravilhas, até em esculturas que poucos parecem entender. Ao contrário do homem que oferece as costas ou os ombros ao peso que quer carregar, a mulher carregava o peso à cabeça e concorde-se, fá-lo com muito mais dignidade, pois caminha direita e altiva. Por isso, esta lenda é também uma homenagem à mulher: ao seu esforço e importância no lar; o seu amor, a sua dignidade e, acima de tudo, o papel ímpar que tem na sociedade rural.

Uma moura pega numa pedra de umas boas toneladas, carrega-a à cabeça numa percurso de uma légua para a colocar sobre esteios de pedra sobranceira a um belo povoado. Eis um acto extraordinário, por mais inverosímil que seja e pode transformar-se numa história mágica e extraordinária.
Em homenagem a meu pai recentemente falecido, um grande contador de história, poderia iniciar-se assim como ele o fazia:

Certa ocasião… Deixo o resto à Vossa imaginação que a minha pouco vale.

E assim termina a nossa viagem à Casa da Moura, mas pode ser que pegue no bordão de caminhante e parta para novas descobertas em outras viagens na minha terra. Na viatura da chamada modernidade que impõe a racionalização de custos e o consequente encerramento de serviços no interior e a falta de investimento público é que não embarco, porque isso, como refere Adriano Moreira, significa desistência face a uma parte do território nacional. 

0 Comments:

Post a Comment

<< Home